Na próxima segunda-feira, 20/05, os novos 150 guardas municipais (GMs) iniciam o curso de formação. A aula inaugural será ministrada pelo primeiro diretor da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), o professor Wolney Barros Moura, que comandou a instituição no início da década de 90. O evento será realizado às 7h30, no auditório da Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol).
"O objetivo desta primeira aula é fazer uma digressão histórica da GMA, pontuando a importância e os valores da instituição, a fim de despertar o senso crítico e reflexivo dos alunos", disse o diretor geral coronel Enilson Aragão.
A formação prevê uma carga de 576 horas e conta com uma novidade em relação aos cursos anteriores, a equipe docente é formada por profissionais de instituições como Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Segundo a secretária Municipal da Defesa Social e da Cidadania Georlize Teles, o objetivo é que os guardas possam ter uma visão diversificada e plural com todas as áreas do conhecimento.
O curso cumpre a Matriz Curricular Nacional para a Formação das Guardas Municipais, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça com objetivo de constituir um marco de referência para as ações formativas a serem empreendidas por todas as Guardas Municipais. A finalidade é contribuir para o fortalecimento e institucionalização do Sistema Único de Segurança Pública - SUSP.
As disciplinas proporcionam aos guardas um currículo amplo, com conteúdos que valorizam capacidade crítica e criativa do profissional. Ética, Cidadania, Direitos Humanos, Segurança Pública e Defesa Social , organização da sociedade, conhecimentos jurídicos, técnicas e procedimentos operacionais, comunicação e tecnologias são algumas das áreas contempladas na grade da formação.
Por Ascom/GMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário