WEB TV LUPPA NEWS

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Aracaju: Projeto de licitação do transporte tem prazo de 120 dias

Prazo de 120 dias para que projeto seja encaminhado a Alese. O Estado formará um consórcio juntamente com os municípios da grande Aracaju para a implantação da licitação do transporte público. O consórcio será implementado em um projeto de Lei que será encaminhado pelo executivo estadual à Assembleia Legislativa (Alese) para aprovação dos deputados. Durante uma audiência realizada na 12ª vara Cível no Forum Gumercindo Bessa no último dia 31/07, ficou reafirmada a necessidade de realizar uma licitação para os municípios que fazem parte do Sistema de Transporte Integrado da Grande Aracaju e com isso, foi concedido um prazo de 120 dias para encaminhamento desse projeto para aprovação do executivo. A participação do Estado no consórcio se deve pela preocupação dos demais municípios para que não aconteça uma licitação isolada, apenas para Aracaju como previa o projeto de licitação da gestão anterior. Durante a audiência, o procurador Marcelo Aguiar, garantiu que o Estado está de acordo com o encaminhamento do projeto para aprovação dos deputados. “O governo se mostrou extremamente sensibilizado com a situação do transporte coletivo e tão logo a procuradoria se manifeste quanto a legalidade e constitucionalidade do projeto, o encaminhará para aprovação”, diz. Ainda segundo o procurador, após a aprovação desse consórcio, o município será o responsável por gerir o sistema de transporte. “Ficou acertado de que os entes envolvidos conjuntamente com o Estado criarão uma entidade que vai gerir o sistema do transporte através de um consórcio público e que este ficará a responsabilidade dos entes municipais. O Estado anuirá com esse sistema, mas não se responsabilizará diretamente pela gestão dele", afirma Marcelo Aguiar. 
 Prefeitos
 Em entrevista à imprensa, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, diz que acredita que os deputados não vão se opor ao projeto. “Acho que será surpresa pra mim se houver um voto contra de algum dos deputados. Conhecendo o espírito dos deputados, tenho certeza que eles liberarão o projeto que vai levar qualidade de vida para mais de 40% da população de Sergipe”, diz. Para a prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha, a realização de um consórcio integrado será uma conquista para toda a população. “Essa é uma grande conquista do povo da grande Aracaju. Esse sistema de integração é importante para a população, pois é inadmissível que continue rodando no nosso sistema essas carroças que hoje se encontram trazendo prejuízos para nossa população. Tem que se ter respeito pela população e é respeito que eu estou exigindo para são Cristovão”, pede. O prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, diz que esse é o primeiro passo para a implantação de um transporte público de qualidade. “Com certeza vamos ter ônibus confortáveis e a população vai se beneficiar dela porque 70% da população depende do transporte público. Hoje é um passo importante que estamos dando, principalmente para o povo. Tenho certeza que os deputados vão aprovar o mais rápido possível para que possamos cumprir o prazo que o MPE está dando”, garante. 
 Cumprimento dos prazos 
 Segundo o promotor de justiça, Marcilio Pinto, “Nós temos uma decisão do juiz da 12 vara no sentido de que a licitação de Aracaju poderá ser imediatamente lançada. Se esse prazo não for cumprido, nós vamos impugnar pelo cumprimento dessa decisão. Só pelo município de Aracaju, mas eu acredito que a Assembleia vai acolher de pronto o projeto de lei que será encaminhado pelo executivo estadual e tenho certeza que os habitantes da grande Aracaju ficarão satisfeitos com o transporte moderno e eficiente”, informa. Segundo o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fabio Henrique, diz que o prazo de 120 dias concedido pelo MPE é satisfatório. “É um prazo razoável. Entendo que é possível de ser cumprido, os técnicos vão ter que trabalhar mais. Agora é só a parte legal ser feita pra gente lançar o edital de licitação quem sabe ate antes dos 120 dias. Acho que foi passo enorme e era consequências muitos boas pras essas 4 cidades”, afirma. 

Aisla Vasconcelos Portal Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário